quarta-feira, maio 23, 2007

Pra que serve o design?

Todo mundo que trabalha com comunicação, design, artes gráficas e eletrônicas, artes plásticas e afins, sempre encontra uma bando de manés ignorantes(muitas vezes disfarçados de clientes ou chefes) que acham que o design não é importante. Ouvindo sempre frases doloras como: "precisa de uma logo? Pede pro cara da gráfica fazer que ele nem cobra." Ou então: "Sinalização interna? Meu sobrinho desenha bem, a gente dá 10 pratas pra ele e pronto." Quero deixar claro que este blog é contra qualquer posição desse tipo. Acreditamos que as coisas devem ser feitas sempre por pessoas que estudaram e se capacitaram, que sempre deve haver embasamento científico(isso mesmo! até nas artes plásticas e cênicas há ciência por tráz). Somos contra a teoria do "achismo" e contra a economia porca!

E para ajudar os leitores do Publicidade de Várzea a entender melhor como funciona a ciência ligada ao desgin achei no IvoGomes um estudo interessante e importante. Tomei a liberdade de dar um Ctrl+C = Ctrl+V pelo bem das nossas profissões. Leia abaixo.

Teste comparativo de símbolos de informação

Um estudo1 efectuado por um estudante da Universidade de Arte e Design de Budapeste2, Hungria, permitiu fazer uma comparação entre vários símbolos de informação utilizados em todo o mundo e saber quais são aqueles que melhor transmitem a informação. Como base para o estudo, ele pegou num conjunto de símbolos utilizados por várias entidades (Aeroportos, Caminhos de Ferro, Portos Marítimos) ou em eventos como Jogos Olímpicos ou Exposições Mundiais.
É um estudo bastante interessante e que nos permite comparar símbolos como “Telefone”, “Informações” ou “Casa de Banho” e verificar qual é o que consegue transmitir de forma mais imediata a sua função. Nos resultados é feita também a comparação entre Homens e Mulheres e entre Europa e Estados Unidos para tentar perceber as diferenças culturais e entre sexos na compreensão dos símbolos.
Teste comparativo de símbolos de informação

Comparação entre símbolos de informação

Neste teste simples consegue-se ver claramente qual o símbolo mais intuitivo para cada função
Os resultados podem ser apreciados on-line3 ou então podem ser descarregados para o computador:
Foi interessante ver que os melhores resultados foram quase sempre obtidos pelos símbolos criados pelo DOT’74: Department of Transportation, 1974. The American Institute of Graphic Arts, Cook and Shanoski Associates. Curiosamente, estes mesmos símbolos foram usados pela AIGA (numa colaboração com o Deparment of Transportation) para criar um standard de comunicação universal. Os símbolos podem ser encontrados no site da AIGA7 (download gratuito) ou em formato stencil8 para o OmniGraffle9.