quinta-feira, maio 10, 2007

Anti-Net Virtua

Ilustres Varzeanos! Vocês já devem estar carecas de ouvir falar sobre CGM(consumer generated media/content), o fenômeno da comunicação online que está fazendo muito publicitário arrancar os cabelos por aí. Afinal, os consumidores estão valorizando mais o conteúdo gerado por outros consumidores. Em geral, quem mais se beneficia são as marcas envolvidas, pois acabam ganhando uma divulgação espontânea, muitas vezes viral(tá na moda!), caindo no boca-a-boca(ou buzz marketing) e sendo visto por milhares de pessoas. Isso tudo de graça!

Porém, essa ferramenta não faz nada bem a uma marca quando é usada pelo lado negro da força. Como aconteceu com a AOL, nos EUA, quando um consumidor gravou a tentativa de cancelar os serviços que não precisa pelo Call Center e enfrenta uma batalha fonada. Ouça aqui.

O Brasil é o lugar perfeito para esse tipo de ação. Este varzeanos que vos escreve mesmo, ficou uma semana tentanto cancelar uma linha telefônica da TIM e quase teve um infarto. Agora foi a vez da NET Virtua que tem até comunidade contra no orkut. Veja abaixo.