segunda-feira, abril 26, 2010

Segurança no trânsito é uma questão de educação


Recebi hoje esta campanha, enviada pelo André Carneiro. O vídeo é um compacto de vários comerciais veiculados na Nova Zelândia quando ele morava lá e passava constantemente na TV, inclusive durante a programação infantil.
As cenas são fortes e a comunicação da mensagem é de grande impacto. Aprovo estas campanhas por funcionarem como um tratamento de choque e por provoicarem as pessoas a mudarem seus hábitos errados, sua cultura e sua noção de (ir)responsabilidade.
 
Precisamos combater a violência no trânsito no Brasil com ações desta natureza, só assim vamos convencer os "psicopatas do trânsito" de que eles não são imortais só porque andam numa caminhonete com rodas R$12 mil. Ou que nunca virá um carro na direção contrária quando ultrapassam na faixa contínua e que não adianta ter grana, ser bonitinho e andar de carrão brilhando com som potente. A combinação irresponsabilidade, inexperiência, impunidade e falta de eduacação só provocam dor e sofrimento, deixando famílias sofrendo e sequelas físicas e emocionais irreversíveis.
De nada adianta uma Lei que tem tolerãncia zero contra o alcóol, se não há fiscalização e ninguém é punido como diz a matéria que você pode ler aqui.