terça-feira, dezembro 04, 2007

4 de Dezembro: Dia Mundial da Propaganda

Revista da Semana (RJ), 27/5/1900


“É MAIS FÁCIL UM BURRO VOAR”

O mais antigo anúncio de que se tem notícia, publicado na Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, dizia:

Quem quiser comprar uma morada de casas e sobrados, com frente para Santa Rita, fale com Dona Ana Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas, ou com Capitão Francisco Pereira de Mesquita, que tem ordem para as vender.

Pequenos textos passam a oferecer serviços. Mas a propaganda não era reconhecida como atividade profissional. Em 1900, com o surgimento de jornais e revistas de grande tiragem, os anúncios ganham cores. Artistas passam a desenhar para a publicidade: K. Lixto, Gil, Julião Machado, Luiz Peixoto. Poetas escrevem textos: Olavo Billac, Emílio de Menezes, Hermes Fontes, Basílio Vianna, Bastos Tigre. Predominam anúncios de lojas, hotéis, fabricantes de remédios. Depois, cigarros, teatros, perucas, alfaiates, produtos de beleza, água mineral, fósforos, cafés.

Ouça esta dos anos 40: “É mais fácil um burro voar que a Esquina da Sorte falhar”. Estamos já no tempo do rádio. Chega o estilo de vida americano. No intervalo das novelas, anunciam-se eletrodomésticos, loteamentos, lojas de departamentos.

Na década seguinte, a televisão se implanta. Garotas-propaganda fazem anúncios ao vivo. Nasce a Escola de Propaganda. De 1960 para cá, a palavra-chave é criatividade. Surgem verdadeiros gênios na arte de vender.

Texto publicado no Almanaque Brasil