E para ajudar os leitores do Publicidade de Várzea a entender melhor como funciona a ciência ligada ao desgin achei no IvoGomes um estudo interessante e importante. Tomei a liberdade de dar um Ctrl+C = Ctrl+V pelo bem das nossas profissões. Leia abaixo.
Teste comparativo de símbolos de informação
Um estudo1 efectuado por um estudante da Universidade de Arte e Design de Budapeste2, Hungria, permitiu fazer uma comparação entre vários símbolos de informação utilizados em todo o mundo e saber quais são aqueles que melhor transmitem a informação. Como base para o estudo, ele pegou num conjunto de símbolos utilizados por várias entidades (Aeroportos, Caminhos de Ferro, Portos Marítimos) ou em eventos como Jogos Olímpicos ou Exposições Mundiais.
É um estudo bastante interessante e que nos permite comparar símbolos como “Telefone”, “Informações” ou “Casa de Banho” e verificar qual é o que consegue transmitir de forma mais imediata a sua função. Nos resultados é feita também a comparação entre Homens e Mulheres e entre Europa e Estados Unidos para tentar perceber as diferenças culturais e entre sexos na compreensão dos símbolos.
Os resultados podem ser apreciados on-line3 ou então podem ser descarregados para o computador:
Foi interessante ver que os melhores resultados foram quase sempre obtidos pelos símbolos criados pelo DOT’74: Department of Transportation, 1974. The American Institute of Graphic Arts, Cook and Shanoski Associates. Curiosamente, estes mesmos símbolos foram usados pela AIGA (numa colaboração com o Deparment of Transportation) para criar um standard de comunicação universal. Os símbolos podem ser encontrados no site da AIGA7 (download gratuito) ou em formato stencil8 para o OmniGraffle9.